JANGO É DEPOSTO NOVAMENTE
Um cineclube é um instrumento de investigação do gosto, conhecer a relação da comunidade com o cinema, suas referências midiáticas, tendências, sua resistência a linguagens novas e desconhecidas, em fim, com o acúmulo de sessões, as exibições vão se tornando um estudo dos gêneros, e tipos de filmes que os moradores mais se identificam, e o por quê?
Dá pra se fazer um debate, mesmo com os blockbusters, mais alienantes do cinema comercial?
Será que é possível inserir linguagens alternativas com o tempo?
O projeto começou com uma inversão, o planejamento começou a ser executado, depois da primeira exibição, quando deveria ter sido feito antes da sessão inaugural, mobilizando os moradores para estarem presentes na sessão de inauguração, e ficarem sabendo do espaço.
Como o município não tem políticas públicas de cultura, estamos buscando parceiros, para que o projeto cresça, e possamos conquistar uma estrutura desejada, para oferecer divulgação mais ampla, conforto ao público, alimentação, e uma maior participação da comunidade na definição da programação.
A rede Unimais, é nossa mais nova parceria, desde o mês passado, divulgando o Cineclube, no seu encarte promocional, que vai de casa em casa na cidade, e que começou a dar resultado.
Na sessão da última quinta, 02 de Setembro, duas moças que vieram até o espaço, pela primeira vez, através do encarte, isso porque elas moram à duas ruas do salão, uma delas disse que o pessoal no ônibus fretado da empresa onde ela trabalha, todos comentam a respeito do cineclube.
Elas me perguntaram qual era o filme da noite, um documentário a respeito do presidente Jango, deposto no golpe militar.
A reação delas não foi das melhores, e como a intenção não é a de impor um filme, e sim, de que elas retornem ao cineclube, e que sintam pertencimento do espaço, sugeri um teto de vinte minutos, para ver se aparecia alguém por causa do documentário, enquanto isso, que elas fossem até a casa delas, e buscassem filmes do seu acervo pessoal, para assistirem no telão.
Nisso chegou um casal, a esposa ficou sabendo do cinema, durante a sessão matinal de lian gong, que ela frequenta, num ginásio de outro bairro.
Expliquei a todos, que estamos pretendendo fazer uma pesquisa, pra saber qual o melhor dia, horário para os moradores, além dos filmes que eles querem ver, e que logo sugeriram mudar o horário da sessão para as 20 horas, para dar tempo das pessoas chegarem do trabalho, tomarem um banho, e comparecer a sessão, até porque, já está chegando o horário de verão.
Elas trouxeram um catálogo de filmes, e mais uma moradora, e juntas com o casal, escolheram uma comédia bem conhecida, “Dr. Dolittle 2”
Percebi que o filme, tinha como pano de fundo, a exterminação de espécies em extinção, além do avanço a custo da destruição da natureza.
Acabei envolvendo eles num rápido bate papo, onde filmei seus depoimentos, e um dos presentes, chamou a atenção para a questão de preservação ambiental, embutida no hilário do filme.
Convidei os moradores para a próxima sessão, e eles disseram que vão trazer mais vizinhos e parentes para o próximo filme,
"Lula, Filho do Brasil", próxima quinta, 09/09, a partir das 20 horas?
Vamos ouvir a opinião dos presentes na sessão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário