Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

MANIFESTO PELO CINEMA

FECHAMENTO DO CINE EVEREST REVOLTA CLASSE ARTÍSTICA


Luciano Assis
luciano@liberal.com.br

HORTOLÂNDIA
O fechamento do Cine Everest, anunciado na última semana em razão da falta de apoio do poder público, promete ainda ter muitos desdobramentos. Isso porque um grupo de artistas do município, inconformados com o encerramento das sessões no local, está realizando uma manifestação via redes sociais sobre o caso.
Um dos pontos apontados pelos manifestantes critica o fato de a cidade estar Realizando através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), um grande evento evangélico que, segundo alguns, não tem ligação com a área da Cultura, enquanto o Cine Everest foi fechado por falta de investimentos.
“É um desrespeito, já que a Prefeitura instituiu recentemente um culto como parte do calendário oficial de aniversário da cidade. O secretário de Cultura, Tino Sampaio, revelou que vai ser pago o cachê de uma cantora gospel no valor de R$60. mil”, critica o diretor adjunto do Conselho Nacional de Cineclubes da Região Sudeste, Wau Márquez.


REUNIÃO
Integrantes de outros cineclubes, como o Estação, de Americana, e o MIS (Museu da Imagem e do Som), de Campinas, já propuseram uma reunião para debaterem os problemas enfrentados na região.
“O fechamento do Everest é um absurdo. Já não temos ações culturais na cidade e, quando uma aprece, ela não consegue se solidificar por falta de apoio geral”, ressalta Juracy Moreira, diretor da Companhia São Genésio de Teatro.
Em sites de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, os comentários são ainda mais revoltados. “E se o evento evangélico realmente acontecer, devemos manifestar nossa indignação”, ataca um internauta.
Segundo Márquez, que cuidava da programação do espaço em conjunto com a ONG OCA (Organização Cultural e Ambiental), uma reunião foi realizada na noite da última quarta- feira, e ficou decidido que ele se afastaria do projeto, em razão das críticas que vinha fazendo contra a Prefeitura. “A decisão foi me afastar da coordenadoria do projeto, para evitar mais prejuízos na relação da entidade com a Prefeitura”, explica.


NOVO ESPAÇO
Na tarde de ontem, a Prefeitura informou que o projeto Cine Everest era uma parceria entre a OCA e o Ministério da Cultura, mas que irá interferir no caso na “busca de uma solução.”
“A Prefeitura acordou um encontro de cineclubes de toda a região para discutir o papel do poder público no projeto e propostas de ampliação da participação comunitária”, informou uma nota enviada pela assessoria de imprensa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário