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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL


Por Leonardo Brant

Cinema, televisão, computador, videogame, tablet, celular. Telas que se multiplicam, acompanham e influenciam o desenvolvimento de crianças e jovens no mundo contemporâneo. Orktut, Twitter, MySpace, Facebook, Second Life, YouTube. Novas maneiras de se relacionar, construir o conhecimento, compartilhar, aprender, imaginar, fantasiar. Atribuir sentido aos fenômenos do cotidiano. Transmitir e representar seu universo imaginado.

Entre os temas mais relevantes pesquisados durante o processo de desenvolvimento do documentário Ctrl-V está o que os americanos chamam de “New Media Litteracies”, o que significa, ao pé da letra, “letramento para as novas mídias”. Estamos falando da utilização dos conteúdos, linguagens e instrumentos de comunicação do novo século em processos educativos.

Se antes o desafio da educação já era algo difícil e complexo, agora configura-se como uma zona muito mais desconfortável e cheia de incertezas, causada sobretudo por um choque de gerações, que distancia os professores de um universo íntimo dos alunos.

A alfabetização audiovisual, conjunto de atividades e processos educativos que utiliza o cinema, a televisão e as novas tecnologias de comunicação como forma de construir e compartilhar experiências e conhecimentos, auxilia a compreender o processo de manipulação e construção de imagens, em suas mais diversas linguagens, ideologias, gramáticas, formatos, discursos subliminares, ritmos e formas.

As possibilidades de aprendizado se multiplicam e enriquecem as experiências educativas, consolidando o processo de inclusão de todas as culturas, conhecimento e formas de expressão. Um desafio para todos nós.

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